quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013


Descoberta estrela quase tão antiga quanto o universo

Por , de INFO Online
 
• Quarta-feira, 16 de janeiro de 2013 - 08h57
Divulgação/Nasa
São Paulo – Astrônomos da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, identificaram a HD 140283 como a estrela mais antiga já encontrada no universo. A estimativa é que ela tenha entre 13,2 bilhões de anos.
A descoberta foi publicada na revista científica Nature. A HD 140283 já é alvo de estudo dos astrônomos há mais de um século. Ela é formada por hidrogênio e hélio, os mesmos componentes do Sol, e está a 190 anos-luz do Sistema Solar.

LEIA TAMBÉM

///
  • • 15/0Para determinar a idade de HD 140283, os astrônomos usaram imagens capturadas pelo Telescópio Espacial Hubble. Eles fixaram a distância entre a estrela e o Sistema Solar, mediram o brilho dela e sua composição química. Então, eles descobriram que o hidrogênio em seu núcleo está se esgotando. Isso diminui a luminosidade da estrela lentamente e representa um indicador de sua idade.
O resultado apontou que a estrela tem 13,2 bilhões de anos e ela pode ser ainda mais antiga do que isso porque existe uma margem de erro de 700 milhões de anos para mais ou para menos. A grande explosão que originou o universo, o Big Bang, aconteceu há 13,7 bilhões anos. Portanto, a estrela é quase tão antiga quando o universo.
Até então, a estrela mais antiga era Methuselah 2 com 13,2 bilhões de anos. Porém, os pesquisadores afirmam que a idade de HD 140283 foi determinada com mais precisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário